Valor de mercado enxuto e regras claras do imposto fazem deste modelo o aliado de quem quer esquecer o IPVA alto
Pagar o imposto anual é inevitável para a maioria, mas a escolha estratégica do veículo pode reduzir drasticamente esse peso no orçamento. Em 2025, optar pelos modelos com menor valor de mercado ou tecnologias incentivadas é o segredo para pagar o IPVA mais barato possível.
Qual modelo paga menos imposto hoje?
A lógica tributária é direta: como o imposto é calculado sobre o valor venal do veículo, os carros mais baratos da Tabela Fipe pagam menos. Atualmente, o Citroën C3, na versão Live, lidera essa corrida de economia. Visto que seu preço de mercado orbita a casa dos R$ 70.000, o valor do tributo será o menor entre os veículos zero-quilômetro.
Logo em seguida, aparecem o Renault Kwid e o Fiat Mobi. Considerando uma alíquota média de 4% (comum em estados como São Paulo e Rio de Janeiro), o proprietário desses modelos desembolsará cerca de R$ 2.900 a R$ 3.100. Portanto, manter-se no segmento de entrada é a forma mais eficaz de blindar o bolso contra taxas elevadas.

Como funciona a isenção para elétricos?
Entretanto, existe uma maneira legal de zerar ou reduzir drasticamente essa conta: a eletrificação. Diversos estados brasileiros oferecem incentivos fiscais para promover a mobilidade sustentável. No Distrito Federal, Maranhão e Pernambuco, por exemplo, carros 100% elétricos como o BYD Dolphin Mini aproveitam de isenção total de IPVA.
Além disso, o Rio de Janeiro aplica uma alíquota diferenciada de 0,5% para elétricos e 1,5% para híbridos. Dessa forma, um carro elétrico de R$ 115.000 pagará menos imposto do que um popular 1.0 básico em estados sem o benefício. Sendo assim, verificar a legislação local é crucial antes da compra.
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Carros antigos pagam IPVA em 2025?
Por outro lado, a idade do veículo é o fator determinante para a isenção automática em muitas regiões. Em 2025, carros com 20 anos de fabricação (produzidos em 2005) deixam de pagar o imposto em estados como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Já em locais como Santa Catarina e Minas Gerais, a regra é irrevogável para veículos com 30 anos ou mais. Contudo, estados como Goiás e Rio Grande do Norte são mais generosos, isentando automóveis com apenas 10 ou 15 anos de uso. Consequentemente, comprar um seminovo estratégico pode eliminar essa despesa fixa para sempre.
Para facilitar seu planejamento, veja a estimativa de custo para os modelos novos mais acessíveis (base alíquota 4%):
| Modelo | Preço Aprox. (R$) | IPVA Estimado (4%) | IPVA em Estado com Isenção (Elétrico) |
| Citroën C3 Live | R$ 70.590 | R$ 2.823 | R$ 2.823 (Não isento) |
| Fiat Mobi Like | R$ 74.990 | R$ 2.999 | R$ 2.999 (Não isento) |
| Renault Kwid Zen | R$ 76.590 | R$ 3.063 | R$ 3.063 (Não isento) |
| BYD Dolphin Mini | R$ 115.800 | R$ 4.632 | R$ 0,00 (DF/PE/MA) |
Vale a pena comprar PCD para isenção?
Finalmente, a compra na modalidade PCD (Pessoa com Deficiência) garante isenção total ou parcial do tributo em quase todo o território nacional. Porém, as regras de teto de valor mudaram. Geralmente, a isenção total cobre veículos até R$ 70.000, com isenção parcial (apenas sobre o valor excedente) indo até R$ 120.000 em alguns estados.
Assim, modelos como o Toyota Yaris ou o Volkswagen Polo Sense se tornam extremamente atrativos. Embora o processo burocrático seja exigente, a economia gerada ao longo de cinco anos de posse do veículo compensa todo o esforço documental inicial.