Os carros elétricos com maior autonomia de 2025
A “ansiedade de autonomia” está ficando para trás: novas baterias de alta densidade já permitem mais de 500 km por carga, e 2025 marca a chegada de modelos no Brasil capazes de oferecer viagens longas com muito mais liberdade
Qual o carro elétrico com maior autonomia?
Atualmente, o campeão de distância no Brasil é o BMW iX, especificamente na versão xDrive50. Este SUV de luxo alemão ostenta uma autonomia impressionante de 528 km, certificada pelo rigoroso padrão do Inmetro.
Além de percorrer longas distâncias, o iX se destaca pela tecnologia de recuperação de energia adaptativa. Dessa forma, o sistema utiliza dados do GPS e sensores para ajustar a frenagem regenerativa automaticamente, maximizando cada quilowatt da bateria de 111,5 kWh. Ou seja, é a prova de que eficiência e alta performance podem andar juntas.

A Chevrolet entrou na briga pelo topo?
Sim, e com muita força. O Chevrolet Blazer EV assumiu a vice-liderança do ranking nacional, entregando 481 km de alcance oficial. Por conta da plataforma Ultium, desenvolvida pela General Motors, o veículo permite um gerenciamento térmico superior. Isso garante, consequentemente, que a bateria mantenha a eficiência mesmo em dias muito quentes.
Ao contrário de muitos rivais que são adaptações de carros a combustão, o Blazer EV nasceu 100% elétrico. Isso permitiu, então, um design com entre-eixos longo, acomodando um pacote de baterias generoso sem comprometer o espaço interno. Assim, ele se torna uma das opções mais racionais para famílias que viajam com frequência.
Como se saem os SUVs de ultra luxo?
Paralelamente, a Mercedes-Benz marca presença forte no pódio com o EQS 450+ SUV. Este gigante tecnológico oferece 470 km de autonomia e foca no conforto absoluto. Sobretudo, sua aerodinâmica, desenhada para “cortar” o vento com o mínimo de resistência, é fundamental para atingir essa marca, mesmo sendo um veículo pesado.
Outro competidor de peso é o Volvo EX90. O sucessor espiritual do XC90 entrega cerca de 459 km de alcance. Nesse sentido, a Volvo aposta em sistemas de segurança que também auxiliam na economia, como o piloto automático preditivo que suaviza a aceleração para poupar energia em rodovias.

Para que você possa comparar os dados técnicos com clareza, organizamos o ranking dos campeões de autonomia na tabela a seguir:
| Modelo | Autonomia (Inmetro) | Bateria | Destaque |
| BMW iX xDrive50 | 528 km | 111,5 kWh | Recuperação Adaptativa |
| Chevrolet Blazer EV | 481 km | 102 kWh | Plataforma Ultium |
| Mercedes-Benz EQS 450+ | 470 km | 108,4 kWh | Aerodinâmica |
| Volvo EX90 | 459 km | 111 kWh | Segurança Ativa |
| Porsche Taycan | 453 km | 93,4 kWh | Performance Esportiva |
Existem opções com bom alcance fora do luxo extremo?
Embora o topo da lista seja dominado por veículos premium, modelos mais acessíveis começam a entregar números respeitáveis. O Chevrolet Equinox EV, por exemplo, surge com 443 km de autonomia, democratizando o acesso a viagens longas sem emissões.
Ademais, a BYD também figura no ranking com o BYD Tan, que alcança 430 km. A tecnologia de baterias Blade, exclusiva da marca chinesa, oferece uma densidade energética que permite autonomias competitivas mesmo em veículos de sete lugares. Isso prova, finalmente, que o mercado asiático continua pressionando os limites da eficiência.
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Por que confiar nos dados do Inmetro?
É crucial notar, primeiramente, que o padrão brasileiro (PBEV) é um dos mais rigorosos do mundo, sendo cerca de 30% mais pessimista que o ciclo europeu (WLTP). Portanto, quando um carro declara 400 km no Brasil, é muito provável que, em condições reais de uso urbano moderado, ele supere essa marca. Dessa maneira, o sistema garante uma margem de segurança honesta para o motorista.