Modelo da Yamaha custa menos de R$ 25 mil, faz até 35 km por litro e está surpreendendo motociclista
Modelo da Yamaha abaixo de R$ 25 mil alia consumo de até 35 km/l e bom desempenho

Modelo da Yamaha custa menos de R$ 25 mil, faz até 35 km por litro e está surpreendendo motociclistas

A Yamaha Fazer FZ25 chega em 2025 provando que renovação vai muito além da estética. O modelo, que é um dos pilares de vendas da Yamaha no Brasil, recebeu a atualização “Connected“, integrando o painel ao smartphone, mas também trouxe uma mudança mecânica polêmica que pegou muitos fãs de surpresa.

Quais as novidades da Fazer FZ25 Connected?

A principal novidade está no batismo: agora ela é Fazer FZ25 Connected. O design ficou mais encorpado com a carenagem do farol redesenhada e novas entradas de ar laterais no tanque, conferindo um porte mais agressivo. Para completar a modernização visual, a iluminação agora é Full LED, o que significa que farol, lanterna e setas abandonaram as lâmpadas halógenas antigas.

Além da estética, a grande evolução tecnológica está na conectividade. O novo painel digital cresceu 59% e agora se conecta ao aplicativo Y-Connect, oferecendo ao piloto uma série de funcionalidades práticas diretamente na tela da moto ou no celular:

  • Monitoramento do nível de bateria do smartphone;
  • Notificações visuais de chamadas e mensagens recebidas;
  • Registro da última localização onde a moto foi estacionada;
  • Acompanhamento do consumo médio diário e mensal de combustível;
  • Alertas automáticos de manutenção e troca de óleo.
Modelo da Yamaha custa menos de R$ 25 mil, faz até 35 km por litro e está surpreendendo motociclistas
Modelo da Yamaha abaixo de R$ 25 mil alia consumo de até 35 km/l e bom desempenho Foto: Yamaha/Divulgação

A Fazer 250 ainda é Flex?

Não, e esse é o ponto mais controverso da nova geração. Para atender às rigorosas normas de emissão do Promot 5, a Yamaha optou por recalibrar o motor de 249 cc para rodar exclusivamente com gasolina. Portanto, o famoso sistema BlueFlex foi aposentado neste modelo para garantir a homologação ambiental sem perda significativa de desempenho.

Embora tenha perdido a capacidade de beber etanol, o motor manteve a confiabilidade lendária da família 250. Ele entrega 21,3 cv de potência e um torque de 2,1 kgf.m, priorizando a força em saídas e retomadas urbanas, característica que sempre foi o ponto forte da FZ25 contra rivais que exigem mais trocas de marcha no trânsito pesado.

Qual a diferença entre a Fazer 250 e a CB 300F?

A disputa é acirrada, mas cada uma tem um foco diferente. A Honda CB 300F Twister é tecnicamente superior em rodovias, pois possui um motor mais potente (24,7 cv) e, principalmente, um câmbio de 6 marchas. Essa sexta marcha funciona como um “overdrive”, permitindo que o motor viaje mais relaxado e vibre menos em altas velocidades.

Por outro lado, a Yamaha FZ25 foca na robustez urbana e no custo-benefício. Ela mantém o câmbio de 5 marchas, que é suficiente para a cidade, e oferece itens que a rival cobra caro ou não tem na mesma faixa de preço, como os faróis com projetor de LED (iluminação superior à da Twister) e a garantia de 4 anos.

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Qual é o consumo real da nova Fazer?

Mesmo rodando apenas na gasolina, a eficiência energética continua sendo um destaque do projeto. Em uso misto (cidade e estrada), a FZ25 costuma registrar médias entre 30 km/l e 35 km/l. Com um tanque de 14,2 litros, a autonomia pode superar os 400 km, reduzindo a frequência de visitas ao posto.

Confira abaixo o resumo técnico do lançamento:

ItemEspecificaçãoDetalhe
Preço Sugerido (PPS)R$ 23.590+ Frete (nas lojas aprox. R$ 25.900)
Motor249 cc SOHCApenas Gasolina
Potência21,3 cv a 8.000 rpmTorque em baixa rotação
ConectividadeY-ConnectNotificações no painel
FreiosABS de SérieDuas rodas (Diant. e Tras.)
IluminaçãoFull LEDFarol, lanterna e setas

Vale a pena comprar a versão 2025?

Se você busca uma moto para o dia a dia com manutenção barata, visual moderno e não faz questão de usar etanol, a Fazer FZ25 Connected é uma compra extremamente racional. A adição da tomada 12V no guidão e os novos retrovisores mostram que a Yamaha ouviu os pedidos dos clientes por mais praticidade.

Entretanto, se o seu trajeto envolve muita estrada ou viagens longas, a falta da sexta marcha pode ser um incômodo comparado à concorrente da Honda. Nesse caso, o teste prático (test ride) é obrigatório para sentir se a vibração em alta rotação te incomoda.

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