A Honda reviveu um ícone, mas o verdadeiro diferencial dessa moto só aparece no uso diário
O nome “Hornet” voltou ao mercado brasileiro em 2025 para substituir a consagrada CB 500F com uma estratégia agressiva. A nova Honda CB 500 Hornet mantém a mecânica confiável da antecessora, mas agrega tecnologia de ponta e um design renovado para justificar o peso do seu batismo.
Quanto custa a nova Hornet 500?
A Honda posicionou a Hornet 500 de forma competitiva, mantendo valores próximos da antiga 500F, mas agregando mais tecnologia. O preço público sugerido (sem frete) é de R$ 43.040. Contudo, na prática das concessionárias, o valor final com frete e taxas costuma girar entre R$ 45.500 e R$ 48.000, dependendo da região do país.
Esse posicionamento a coloca como uma porta de entrada “premium” para a alta cilindrada. Ela custa mais que as rivais de 300cc ou 400cc, mas entrega um porte de moto maior e uma liquidez de revenda que protege o patrimônio do proprietário na hora da troca.

O que mudou além do nome?
Se você colocar a nova moto ao lado da antiga CB 500F, as diferenças vão além dos adesivos. Para alinhar o modelo à nova estratégia global da marca e oferecer mais valor agregado, a Honda implementou três atualizações principais no projeto:
- Identidade visual agressiva herdada da “irmã maior” CB 750 Hornet, com novos dutos de ar laterais;
- Painel TFT colorido de 5 polegadas com conectividade Honda RoadSync para navegação;
- Controle de tração (HSTC) inédito na linha, garantindo segurança em pisos escorregadios.
A maior evolução percebida pelo piloto é o painel. Sai o antigo LCD escuro e entra uma tela de alta resolução que permite gerenciar músicas e chamadas pelo novo punho esquerdo retroiluminado. Além disso, o farol dianteiro em LED ficou mais afilado, melhorando a aerodinâmica e a iluminação noturna.
O motor é o mesmo da antiga 600?
É fundamental alinhar a expectativa: esta Hornet 500 não é uma esportiva de quatro cilindros como a lendária moto dos anos 2000. O motor é o bicilíndrico de 471 cm³, focado em durabilidade e economia. Ele entrega 49,6 cv de potência e 4,54 kgf.m de torque, priorizando a força em baixas e médias rotações para o uso urbano e rodoviário.
A vantagem dessa configuração é o consumo de combustível. Enquanto a antiga Hornet bebia muito, a nova 500 consegue médias entre 26 km/l e 29 km/l. Com um tanque de 17,1 litros, ela oferece uma autonomia excelente para viagens, algo que a antecessora nunca conseguiu entregar.
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Ela supera a Kawasaki Z500?
A briga no segmento de média cilindrada está aquecida com a chegada da Kawasaki Z500. A rival da Kawasaki aposta em um conjunto mais leve e ágil, sendo uma moto mais arisca para pilotar. Porém, a Honda contra-ataca com um conjunto de suspensão e freios superior.
A Hornet 500 mantém a excelente suspensão dianteira invertida Showa SFF-BP de 41mm e o duplo disco de freio na frente com pinças de montagem radial. Esses itens garantem uma frenagem mais potente e uma estabilidade maior em curvas de alta velocidade do que o conjunto simples encontrado na concorrência.
Para facilitar a comparação, veja os dados técnicos das principais rivais da categoria:
| Modelo | Preço Aprox. (R$) | Motorização | Potência | Destaque |
| Honda CB 500 Hornet | R$ 46.000 | 471cc (2 cil.) | 49,6 cv | Suspensão Showa e TFT |
| Kawasaki Z500 | R$ 39.990 | 451cc (2 cil.) | 51,0 cv | Leveza e Agilidade |
| Yamaha MT-03 | R$ 34.000 | 321cc (2 cil.) | 42,0 cv | Preço mais acessível |
| Bajaj Dominar 400 | R$ 25.500 | 373cc (1 cil.) | 40,0 cv | Custo-benefício |
Para quem é essa moto?
A CB 500 Hornet é a compra mais racional da categoria para quem busca um veículo único. Ela serve perfeitamente para o deslocamento diário para o trabalho, graças ao motor dócil e econômico, mas tem porte e conforto suficientes para encarar viagens de fim de semana com garupa.
Não é a moto para quem busca a adrenalina explosiva e o ronco agudo de um motor de quatro cilindros. Ela é uma “naked premium” equilibrada, que cobra um pouco mais caro na aquisição para entregar a manutenção barata e a facilidade de revenda típicas da Honda.